A Sociedade Vegana e Vegetariana de Campo Grande e a Sociedade de Proteção e Bem-Estar Animal Abrigo dos Bichos promoveram, pela primeira vez em Campo Grande, na noite do dia 5, um movimento combatendo a presença de animais em circos, distribuindo panfletos para a população, na Av. Mato Grosso, onde se encontra instalado o Circo Portugal.
A presidente do Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia Metello, em sereno diálogo com o proprietário do circo, explicou que a campanha não é de cunho pessoal, mas continuidade a uma campanha nacional que "Circo Legal Não Tem Animal", incentivando a valorização da prática circense com os palhaços, malabaristas (equilibristas), trapezistas, contorcionistas, acrobatas, bailarinos, músicos, técnicos em pirotecnia, enfim, as verdadeiras almas do mundo dos espetáculos, além de objetivar coibir a presença de animais em circos que, muitas vezes, sofrem maus-tratos.
Segundo a veterinária Mariana Coelho M. Pinto, uma das organizadoras do evento, diz que "Não somos contra circos. Somos contra o sofrimento dos animais e o uso dos bichos para diversão nos circos".
Muitos pessoas que ali passavam concordaram com o material confeccionada pela acadêmica de Biologia, Fernanda Moraes, com o objetivo de conscientizar a população sobre o tratamento feito aos animais de circo fora do espetáculo.
"A escravidão não tem graça.
A alma do circo é o artista.
Vá a circos sem animais."