http://www.portalnovidade.com.br/noticias/novembro2007/noticia_16_novembro2007_3595.html
Animais alegram ambiente de trabalho
e aumentam a produtividade
 |
A diretoria concluiu que se contratasse dois diferentes colaboradores, o ambiente ganharia um ar alegre e descontraído. Foi assim que Chelsea e Bob, um casal de Lhasa, passaram a integrar a equipe Atrium / Fotos: Divulgação |
Por Daniela Silva
A empresa distribuidora de sucos e polpas concentradas e ingredientes, Atrium Business, adotou uma medida um tanto quanto inusitada, mas eficaz para acabar com o stress diário e aumentar a produtividade de seus colaboradores. A diretoria concluiu que se contratasse dois diferentes colaboradores, o ambiente ganharia um ar alegre e descontraído. Foi assim que Chelsea e Bob, um casal de Lhasa, passaram a integrar a equipe Atrium.
Para o diretor comercial, João Lima, os cãezinhos cumprem plenamente seu trabalho durante o expediente, "o dia tornou-se diferente com eles, todos ficamos mais calmos, alegres e principalmente, pacientes, ter paciência é fundamental e é justamente isto o que as empresas exigem de seus colaboradores.".
De acordo com a psicóloga Silvana Prado da OBIHACC – Organização Brasileira de Interação Homem Animal Cão Coração, ainda são poucas as organizações que tentam quebrar a formalidade do dia-a-dia empresarial, mas ela garante que esta é uma tática que pode dar certo. "A pessoa em contato com o animal, ativa um neurotransmissor que libera a serotonina, uma substância sedativa e calmante, melhorando o humor, estado de espírito, a disposição, além de deixar a pessoa mais centrada e ativa" afirma.
 |
| Para o diretor comercial, João Lima, os cãezinhos cumprem plenamente seu trabalho durante o expediente, "o dia tornou-se diferente com eles, todos ficamos mais calmos, alegres e principalmente |
Segundo Marilia Mendonça, Assessora Financeira da Atrium, as pessoas passam mais tempo no escritório do que em casa, e por isso o ambiente de trabalho deve ser mais descontraído. "Nosso dia a dia é extremamente agitado, trabalhamos com metas e prazos, algumas vezes temos de resolver problemas emergenciais e isso tudo acaba elevando o grau de estresse das pessoas. Os cachorros ajudaram bastante nos resultados da empresa, tanto no ambiente como em vendas e metas", argumenta.
A psicóloga Silvana afirma que, o cão age de forma terapêutica, tornando-se um elo entre o funcionário e o ambiente de trabalho, "o cão é um catalisador, atrai, modifica e faz elo, ele promove uma integração entre os funcionários, modifica a percepção que as pessoas tem do ambiente e resgata a afetividade" completa.
Para Lima, a sinergia existente entre o cachorro e o ser humano é o grande responsável por esses benefícios "os dois olham e nós compreendemos, os cachorro não possuem hierarquia, eles dão e pedem carinho para qualquer um que esteja disposto".
Estudos e pesquisas cientificas feitos na Europa, Canadá, África do Sul, Alemanha e EUA mostram que essa técnica tem trazido ótimos resultados e no Brasil, as empresas vêm aderindo ao programa visando não apenas o rendimento de seus participantes, mas também o trabalho em equipe, conforme nos conta Silvana, "tivemos casos de consultoria em empresas com funcionários que não se falavam e o animal fez o papel de mediador e os aproximou".
Nos EUA muitas empresas aderiram ao "Dog Day" – um dia em que os funcionários podem levar seus cães para o escritório. Mais de 400 empresas já teriam se identificado como abertas a cachorros, entre elas a Google Inc. De acordo com um levantamento da Associação de Fabricantes Americanos de Produtos para Animais, milhões de norte-americanos acreditam que a presença dos animais de estimação ajuda a reduzir as faltas ao trabalho e estimula o entrosamento entre funcionários.
Serviço
Para saber mais sobre a Atrium Business, acesse o site www.atriumingredientes.com.br Maiores detalhes sobre o programa podem ser encontrados na OBIHACC com a psicóloga Silvana Prado pelo e-mail sifeprado@yahoo.com ou site www.projetocao.org.br .