Login

Curiosidades e fatos científicos sobre cachorros

Olá, leitores do blog Cão Curioso! Hoje vamos falar sobre algumas curiosidades e fatos científicos sobre os nossos amigos de quatro patas que vão te surpreender e divertir. Você sabia que...

  • Os cachorros foram os primeiros animais a serem domesticados pelo ser humano, há cerca de 16 mil anos? Eles descendem do lobo asiático e do dingo, e hoje existem mais de 340 raças diferentes, com tamanhos, cores e personalidades variadas. É a espécie animal com maior diversidade racial do mundo!
  • Os cachorros são onívoros, ou seja, eles precisam comer mais do que apenas carne para ter uma alimentação saudável e equilibrada. Eles também podem se beneficiar de frutas, verduras, legumes e grãos, desde que sejam adequados para eles e não contenham substâncias tóxicas.
  • O olfato dos cachorros é um milhão de vezes melhor do que o dos humanos? Eles têm 25 vezes mais receptores olfativos do que nós, e se as membranas situadas no nariz deles fossem estendidas, elas seriam maiores que o próprio cão. Por isso, eles conseguem detectar cheiros que nós nem imaginamos, e até diagnosticar doenças como câncer e diabetes com o nariz!
  • Os cachorros são muito carinhosos e adoram nos dar beijos, mas você sabe por que eles fazem isso? Na verdade, eles aprendem esse comportamento com as suas mães, que lambem os filhotes para limpá-los, estimulá-los e transmitir afeto. Quando eles crescem, eles continuam lambendo as pessoas e os animais que gostam como uma forma de demonstrar amor e submissão.
  • Os cachorros são eternos filhotes, pois mantêm uma personalidade brincalhona e ativa mesmo quando são adultos ou idosos. Isso se deve ao fato de que eles evoluíram a partir de lobos que tinham uma síndrome chamada neotenia, que faz com que eles conservem características juvenis na idade adulta. Por isso, eles adoram brincar com brinquedos, correr, pular e se divertir com os seus tutores.

E aí, gostou dessas curiosidades sobre os cachorros? Então compartilhe esse artigo com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário dizendo qual foi a sua favorita. Até a próxima!