|   Adicionar aos Favoritos  |    Indique a um Amigo        
Ajude Sou Contra Curiosidades HyperLink
   Quem Somos
   Parceiros
   Reuniões e Eventos
   Contate-nos
Ajude
   Adote um Animal
   Abaixo-Assinados
   Castração
   Denuncie
   Doações para o Abrigo
   Posse Responsável
   Procura Animal Perdido
   Seja Voluntário
Sou Contra
   Animais em Circo
   Atrocidades
   Carroças Tração Animal
   Leishmaniose
   Pesquisas com Animais
   Rodeios
   Rotulagem Animal
   Touradas
Curiosidades
   Dicas e Orientações
   Divertidos
   Emocionantes
   Punições
   Sites/Links
 
 Seja Voluntário
O que é um voluntário?
        Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
        O voluntário, como ator social e agente de transformação, presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.
        Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.
        Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.
        Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.
        Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

Qual a remuneração do voluntário?
        A remuneração do voluntário é sentir-se um agente ativo dentro da sociedade, trabalhando para um mundo menos injusto; é o prazer de ver um animal bem tratado e respeitado. Esse é o pagamento que um voluntário recebe.

Como ser um voluntário no Abrigo dos Bichos?
        Para se tornar um voluntário, inicialmente você deve cadastrar-se no site. Nosso site é gratuito e aberto a todas a pessoas que amam e respeitam os animais e querem, de algum modo, auxiliar a diminuir a dor deles. É importante, também, que você, dentro de suas possibilidades, participe das reuniões do Abrigo dos Bichos, que são abertas a toda comunidade, e que serão convocadas através de editais apresentados no site ou, se você permitir, enviados ao seu e-mail.

Quais as ações quem podem ter um voluntário do Abrigo dos Bichos?
        Pedimos que um voluntário que ingresse no projeto exerça, ao menos, as seguintes funções:
1. Divulgar o Abrigo dos Bichos entre a população em geral;
2. Auxiliar a captar recursos financeiros e materiais (o Abrigo está construindo o seu canil e gatil e precisa de doações de materiais elétricos,e de construção, dentre outros);
3. Buscar novos voluntários;
4. Participar das campanhas a serem implementadas pelo Abrigo dos Bichos (doação de animais, castração, arrecadação de ração e produtos veterinários etc);
5. Trazer novas idéias e projetos para serem implementados pelo Abrigo dos Bichos.
        Além destes papéis, o voluntário poderá contribuir com outras responsabilidades que tiver interesse como, por exemplo, auxiliar na logística do Abrigo dos Bichos e participar das reuniões.

Transparência no site.
        Na página do Abrigo dos Bichos há nossa prestação de contas, na qual temos os nomes dos doadores, o valor total das doações e toda a movimentação financeira.

 
Ajude o FielAmigo




















|   Home    |   Ajude    |   Sou contra     |   Curiosidades    |   Contate-nos    |   Login    |   FÓRUM    |   Perguntas Frequêntes   |